quarta-feira, 21 de julho de 2010

O que são Habitats de Inovação?

Habitats de inovação são ambientes propícios ao desenvolvimento contínuo de inovações tecnológicas. Constituem espaços de aprendizagem coletiva, intercâmbio de conhecimentos e práticas produtivas, de interação entre os diversos agentes de inovação: empresas, instituições de pesquisa, agentes governamentais.

Incubadoras de empresas, parques tecnológicos, arranjos produtivos locais (APLs), hotéis de idéias/projetos, clusters* industriais e empresariais, consórcios são alguns exemplos usuais de habitats de inovação.

*Do ponto de vista conceitual, numa definição genérica, um arranjo produtivo, ou "cluster", é um grupo de coisas ou de atividades semelhantes que se desenvolvem conjuntamente. Assim sendo, o conceito sugere a idéia de junção, união, agregação, integração...

Pensar no desenvolvimento de um determinado local (Estado, Cidade, Região, etc) sem pensar em Habitats de Inovação é, com certeza regredir e nao avançar no que se pensa para se desenvolver esse local econômica e financeiramente.

Alguns dos Habitats de Inovação no Brasil:

1. Porto Digital - O Porto Digital é resultado do ambiente de inovação que se consolidou em Pernambuco nas últimas décadas. Em uma região atrativa para inovação, instituições, empresas, universidades e governos fomentaram mudanças econômicas e sociais que estão gerando riqueza, emprego e renda.

Conheça o Porto Digital: http://www.portodigital.org/

2. O Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia – Cietec inaugurado em abril de 1998, a partir de um convênio celebrado entre a atual Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo – SD, Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de São Paulo – SEBRAE-SP, a Universidade de São Paulo – USP, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, tendo como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica e apoiar a criação, fortalecimento e consolidação de empresas e empreendimentos inovadores, de base tecnológica. O CIETEC possui: pré-incubação, incubação, pós-incubação de empresas de base tecnológica, destinados, basicamente, a apoiar a criação e desenvolvimento de empresas, particularmente de micro e pequenas empresas e o seu fortalecimento e consolidação dessas empresas, em especial em termos de participação no mercado e geração de empregos de qualidade.

Conheça o CIETEC: http://www.cietec.org.br/

3. TECNOPUC: criada em dezembro de 1999 a AGT – Agência de Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual, teve como objetivo desenvolver mecanismos institucionais para coordenar e viabilizar a relação com as empresas e instituições sociais. Desde então, ampliou significativamente as parcerias com empresas ao longo dos últimos anos (HP, DELL, AES-SUL, TELEFÔNICA, RGE, PARKS, etc.) acumulando boa experiência no assunto, gerando através dessas parcerias o seu Parque Científico e Tecnológico – TECNOPUC – destinando 5,4 ha de seu Campus para essa finalidade

Conheça o TECNOPUC: http://www.pucrs.br/agt/tecnopuc/

Outros habitats estão em implantação como:

Sapiens Parque: O Sapiens Parque é um parque de inovação concebido para promover o desenvolvimento de segmentos econômicos que já são vocações de Florianópolis, como o turismo, a tecnologia, o meio-ambiente e serviços especializados.Define-se parque de inovação como um ambiente com infra-estrutura e espaço para abrigar empreendimentos, projetos e outras iniciativas estratégicas para o desenvolvimento de uma região. Distingue-se por utilizar um modelo inovador para atrair, desenvolver, implementar e integrar estas iniciativas, visando a estabelecer um posicionamento diferenciado, sustentável e competitivo.

Conheça o Sapiens Parque: http://www.sapiensparque.com.br/

Parque de Ciência e Tecnologia Guamá - PCT Guamá: será um ambiente de apoio à criação e consolidação de empresas intensivas em tecnologia e ambientalmente adequadas para o Estado do Pará. Deverá se configurar como um elemento fundamental de apoio/fomento à criação e atração empresas estratégicas ao Estado e concebido para ser elo potencializador da transferência do conhecimento científico às empresas que gerem produtos de alto valor agregado.


Conheça o PCT Guamá: www.pctguama.pa.gov.br/

Conhecer mais sobre Habitats de Inovação é uma viagem ao conhecimento!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma vista de Israel

Uma vista de Israel
Um lugar chamado "A cidade Dourada"

Minha Belém

Minha Belém
Nada se compara a essa Terra de Maravilhas Mil. Brasil és abençoado e Belém passou na fila várias vezes! AMO MEU PARÁ, AMO MINHA BELÉM!