Inovando para Durar
Quando uma organização não sobrevive à competitividade do mercado, é um sinal de que algo não saiu como o previsto - afinal, as organizações são planejadas para durarem. Nesse sentido, entende-se que a sobrevivência organizacional depende da habilidade das organizações competirem de forma bem sucedida num mercado global em que a única maneira de ser competitivo é através de inovações, mudanças evolutivas e constante adaptação aos macros e micros ambientes. (Marcos Felipe Magalhães)
Se todas as organizações são feitas para durar, por que apenas algumas duram?
Charles Darwin ao publicar, em 1859, seu livro The Origin of Species afirmou que a sobrevivência ou a extinção de cada organismo é determinada, nem pelo mais forte ou mais rápido, mas pela habilidade em se adaptar ao ambiente. Seguindo a Teoria da Evolução, ainda que nasçam frágeis, os organismos lutam pela sua sobrevivência, desde o primeiro minuto da sua existência, lidando com a escassez de recursos e com o propósito de obter posições privilegiadas que assegurem a sua perpetuidade. Do mesmo modo, como a maioria das organizações é criada sem prazo para acabar, então, o derradeiro objetivo das organizações é a perenidade .
Nesse sentido, entende-se que a sobrevivência organizacional depende da habilidade das organizações competirem de forma bem sucedida num mercado global em que a única maneira de ser competitivo é através de inovações, mudanças evolutivas e constante adaptação aos macros e micros ambientes.
(GABRIS; MITCHELL, 1991)
(BURGERS; CROMARTIE, 1991)
Inovações, mudanças, evoluções e adaptações
A sabedoria tradicional, que aconselha voltar aos fundamentos e reduzir custos, está com os dias contados. Os vencedores serão os inovadores que estão fazendo com que o pensar arrojado seja parte do dia-a-dia dos negócios .
A inovação é utilizada desde o começo da história humana, como um meio de progredir e evoluir para o ser humano e as suas instituições, mas devido à velocidade da economia moderna, a competitividade e sobrevivência ao longo prazo das organizações depende cada vez mais da sua capacidade de inovar, ficando assim à frente de seus concorrentes .
A gestão da inovação não pode cuidar apenas de tecnologia, ingredientes, ou equipamentos, e nem apenas cuidar de custos ou de mercado. Abrange toda a gestão da inteligência, ampliando e atualizando o conhecimento para torná-lo um instrumento de competitividade.
Leia o artigo completo em http://biblioteca.terraforum.com.br/BibliotecaArtigo/Inovando_para_durar.pdf
Boa Semana!
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