sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Moradores de favelas cariocas pacificadas vendem produtos feitos com material reciclável



Favela Dona Marta e, ao fundo, o bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. (Foto: Wikimedia Commons)
Desde que algumas favelas cariocas foram pacificadas, as comunidades locais parecem viver um renascimento econômico e social. Obras estão em andamento. Teleféricos ligam os topos de alguns morros. E os moradores se organizam para vender produtos que são, literalmente, um resultado desta transformação recente.
Exemplo disso é a exposição que acontece hoje, dia 11 de agosto, de centenas de peças artesanais confeccionadas com materiais recicláveis por 250 empreendedores de quatro favelas: complexos do Alemão e de Manguinhos, Cidade de Deus e Santa Marta. A exposição dos produtos também estará, amanhã, na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro.
A feira faz parte do projeto Rio Ecosol, uma ação para incentivar atividades econômicas nas quatro favelas mencionadas, iniciada em dezembro do ano passado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário (Sedes) da capital fluminense. A variedade dos produtos expostos vai de instrumentos musicais fabricados com partes de tubulações de água e esgoto não utilizadas nas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) nas comunidades, a roupas confeccionadas com retalhos descartados por confecções.
Esta última iniciativa vem sendo desenvolvida pelo grupo Costurando Ideais, do morro Santa Marta. Além das roupas, as costureiras e bordadeiras levarão à feira bolsas feitas com caixas de leite. Para o evento na Cinelândia, amanhã, também estão programadas apresentações culturais de moradores das favelas.
O projeto Rio Ecosol continuará atuante nas quatro comunidades até outubro. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário, Marcelo Henrique da Costa, o prefeito Eduardo Paes negociará com os ministérios envolvidos no projeto a ampliação do trabalho para outras comunidades da capital.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma vista de Israel

Uma vista de Israel
Um lugar chamado "A cidade Dourada"

Minha Belém

Minha Belém
Nada se compara a essa Terra de Maravilhas Mil. Brasil és abençoado e Belém passou na fila várias vezes! AMO MEU PARÁ, AMO MINHA BELÉM!