quinta-feira, 24 de setembro de 2009





Inovatec chega à 5ª edição trazendo tecnologia, inovação e desenvolvimento

Em sua 5ª edição, a Inovatec – Feira de Inovação Tecnológica — se consolida como um dos mais significativos eventos voltados à inovação tecnológica e social do país. Com o tema “Integração para a Inovação – Empresas, ICTs e Governos” o Expominas vai abrigar, durante os dias 6 a 9 de outubro de 2009, programas, oficinas e divulgar mecanismos e instrumentos para fomentar e induzir a inovação e o empreendedorismo, além de apresentar vários cases de inovação em produtos e processos.

Nesta edição, a feira traz o conceito colaborativo da Web 2.0 na sua concepção. Por meio do blog da Inovatec (inovatec2009.simi.org.br), pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa, empresas, estudantes e interessados vão sugerir palestras e cursos, participando da composição do evento. Segundo o coordenador técnico, Heber Neves, a dinâmica do evento vai criar ambientes para setores econômicos específicos – Biotecnologia, Automotivo, Nanotecnologia, Eletroeletrônico, Software, Leite, Café, Design, Meio Ambiente, Metalúrgico, Energia e outros. “Desta forma, estaremos aproximando os ‘atores de inovação’ - Empresas, ICT e Governos - de um mesmo setor tecnológico”, afirma.

França no Brasil

Baseado no conceito de inovação aberta, o evento, que em 2008 atraiu mais de 10 mil pessoas ao Expominas, evidencia os benefícios e a necessidade de interação entre empresas, universidades e centros de pesquisa para otimizar processos e fortalecer o sistema de inovação. Pela segunda vez consecutiva, a Inovatec traz um país convidado. Em 2008, a Itália participou do evento. Neste ano é a vez da França, coincidindo com o calendário de comemorações do Ano da França no Brasil.

Além da exposição, na qual empresas francesas irão expor suas inovações tecnológicas, bem como produtos e serviços, a 5ª Inovatec contará também com um ambiente de intercâmbio. Pesquisadores, empresários e investidores de ambos os países discutirão em uma conferência, a transferência tecnológica, parcerias, casos de sucesso, oportunidades, desafios e os modelos de gestão de cada país.

A Semana Franco-Brasileira de Ensino Superior será realizada durante a Inovatec pela Agência Campus France e pelo Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (CENDOTEC), com o apoio da Embaixada da França. O objetivo é viabilizar o diálogo entre instituições de ensino superior francesas e brasileiras além de favorecer a mobilidade acadêmica franco-brasileira.

Leite e Derivados

Também na programação, o Congresso Franco Brasileiro do Leite e Derivados vai promover a interação entre produtores de queijos artesanais, empresários do setor de laticínios, de insumos e demais agentes envolvidos com cadeia do leite. Engenheiros, técnicos, professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, que atuam na região do Pólo de Excelência do Leite, vão ter a oportunidade de interagir durante o evento.

A Inovatec é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Conta com o apoio e a participação da Embaixada da França, Fapemig, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), SEBRAE MG e FIEMG. A Feira é voltada para estudantes, pesquisadores, instituições de P&D, instituições de fomento, órgãos de governos municipal, estadual e federal e empresas nacionais e estrangeiras.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal, a Inovatec é um importante ambiente para a inovação se mostrar. “Na economia do conhecimento, o governo do Estado está apoiando a feira, e mais do que isso, trabalhando uma série de programas, projetos e ações que visam à liderança de Minas na inovação”, ressalta Portugal.

Para mais informações acesse: inovatec2009.simi.org.br

Serviço:
Evento: 5ª Inovatec – Feira de Inovação Tecnológica
Data: 6 a 9 de outubro, de 2009
Horário: 14 às 21 horas
Local: Expominas, Minas Gerais, Brasil.
Informações para a imprensa: (31) 3247 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma vista de Israel

Uma vista de Israel
Um lugar chamado "A cidade Dourada"

Minha Belém

Minha Belém
Nada se compara a essa Terra de Maravilhas Mil. Brasil és abençoado e Belém passou na fila várias vezes! AMO MEU PARÁ, AMO MINHA BELÉM!