segunda-feira, 11 de julho de 2011

Encontro de Redes Sudeste e Expo Inova 2011

São Carlos recebe encontro de incubadoras da região Sudeste11/07/2011

Além do Encontro das Redes de Inovação, cidade será sede da Expo Inova 2011 e da Rodada de Negócios em TI; 50 empresas participam do evento
Nos dias 13 e 14 de julho, acontece no Parque São Miguel, em São Carlos (230 km de São Paulo), o 2º Encontro Regional de Incubadoras - Região Sudeste (Enrisud), evento que reunirá as Redes de Inovação dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Paralelamente, também serão realizadas a Expo Inova 2011 e a Rodada de Negócios em Tecnologia da Informação (TI) Eduardo Abdelnur, que reunirá 40 micro e pequenas empresas (MPEs) e dez empresas âncoras da região central paulista.  
A mostra é organizada pelo Instituto Inova - entidade responsável pela gestão do Centro de Desenvolvimento das Indústrias Nascentes (Cedin), do Parque Eco Tecnológico Damha, e da Incubadora Arcângelo Nigro, de Araraquara – em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e Rede Paulista de Inovação (RPI), com apoio do Sebrae Nacional, da Prefeitura de São Carlos e do Grupo Encalso/Damha .
Segundo Alagui Marques Pereira, gestor da Incubadora Cedin e gerente financeiro do Instituto Inova, “o 2º Enrisud tem como objetivo proporcionar uma maior articulação entre as redes de incubadoras, capacitando gerentes e equipes de gestão de incubadoras, empreendedores e outros públicos afins”. Ele afirma que o evento proporcionará ao público uma diversidade de assuntos ligados ao empreendedorismo, além de promover um ambiente favorável para troca de experiências, difusão de conhecimento, integração, aproximação e interação com parceiros estratégicos.
Bruna Boa Sorte, gerente jurídico-administrativa do Inova, destaca que é a primeira vez que o Instituto realizará uma Rodada de Negócios com 10 empresas âncoras e 40 MPEs do segmento de Tecnologia da Informação. “Vamos expor tecnologia e inovação em um ambiente de negociações. A expectativa é impulsionar a geração de negócios entre as MPEs de TI de São Carlos e Araraquara, além de algumas convidadas do Estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo e as empresas âncoras”, comenta.
Bruna considera a ideia de uma Rodada Negócios interessante por garantir visibilidade aos produtos e serviços que estão sendo desenvolvidos no centro-oeste paulista, um indicador de que os empresários estão investindo cada vez mais em tecnologia e inovação. Ao elogiar a parceria estabelecida com a Anprotec, a RPI, o Sebrae Nacional e o Grupo Encalso/Damha, a gerente jurídico-administrativa do Inova também destaca a presença das empresas âncoras. “São firmas de grande representatividade e respeito em São Carlos e região. Assim como MPEs de Tecnologia da Informação, que receberam o desafio e se organizaram, essas empresas farão uma importante participação na Rodada de Negócios”.
Fazem parte da programação do Encontro Regional de Incubadoras alguns painéis e palestras com a presença de convidados de renome nacional. O público-alvo é composto de empreendedores e gestores de incubadoras de empresas de todo o estado de São Paulo e dos demais estados envolvidos.
Cidade Promissora
Para Wladimir dos Santos, diretor-superintendente da RPI, a “rede está numa fase interessante e precisa diversificar sua área de atuação realizando eventos em várias regiões. Assim, é estratégico para a RPI investir em São Carlos, cidade promissora que está também num momento interessante, com o Parque Eco Tecnológico Damha e o Instituto Inova”.
Na opinião do gestor do Cedin, o evento terá uma importância especial para São Carlos, pois é a primeira vez que o município recebe um encontro dessa natureza. A cidade reúne hoje duas incubadoras e uma terceira, localizada no Parque Eco Tecnológico Damha, será construída em breve.
Marques está otimista. “Esperamos ter uma participação muito forte das MPEs que estão incubadas, pois o evento proporcionará, entre outras coisas, várias oportunidades de negócios, além da possibilidade de uma maior integração entre as empresas participantes.”

Informações e Inscrições:
As inscrições para o evento estarão abertas até o dia 11/07, segunda-feira.
CEDIN -  www.incubadora-saocarlos.com.br
Adriana ou Érica - (16) 3361-3213
(da Coordenação de Atendimento ao Associado do Instituto Inova)

Um comentário:

Uma vista de Israel

Uma vista de Israel
Um lugar chamado "A cidade Dourada"

Minha Belém

Minha Belém
Nada se compara a essa Terra de Maravilhas Mil. Brasil és abençoado e Belém passou na fila várias vezes! AMO MEU PARÁ, AMO MINHA BELÉM!